Você sabe o que é Síndrome de Burnout?

sindrome-burnoutEm entrevista o escritor e consultor Eduardo Shinyashiki, especialista em comportamento humano e no desenvolvimento das competências de liderança, fala sobre  “as três faces da Síndrome de Burnout”. Como a pessoa pode identificar, em três características, se ela está com a síndrome que atinge o ambiente profissional?

Eduardo explica que “Sindrome de Burnout é um passo além do estresse, é um estado de exaustão emocional”. Ele cita a despersonalização, a insatisfação profissional e a exaustão emocional como as três faces da síndrome de Burnout.
Para impedir ou contornar o estado de sofrimento, Eduardo aconselha: estabelecer metas realistas e se comprometer para alcançá-las; não desanimar diante dos possíveis insucessos, mas considerá-los transitórios e momentâneos; dedicar-se para aprimorar suas competências, qualidades e profissionalismo; enfrentar as dificuldades e as situações de conflito sem se sentir esmagado por elas, mas procurando soluções e alternativas.

Segundo Eduardo, “a vida é uma grande gincana. Não é o tamanho do desafio, mas o tamanho da diversão que você tem em viver o desafio. O problema não é ter problemas, é lidar com os problemas.” Eduardo finaliza, dizendo: “A vida é mais, é mais do que problemas, conflitos. Nós somos muito mais do que as adversidades. Nós merecemos viver uma vida repleta de prosperidade e de abundância. O que você precisa fazer e que você está resistindo? Faça, seja feliz!”