Transparência Municipal: informações complementares dos pregões

Na última quarta-feira, 3 de julho, e também nesta sexta-feira (5), foi difundida, em site de notícia, matéria referente à Pregões Presenciais realizados pela Prefeitura de Teixeira de Freitas. A ausência de algumas informações na redação dificultou o entendimento pleno dos trabalhos desempenhados. Em respeito ao cidadão e ao direito de informação e transparência, seguem alguns complementos, sendo que o primeiro deles é que na data da veiculação da primeira matéria já havia acontecido a abertura dos envelopes de propostas de valores, assim, conhecidas as propostas, sabendo qual empresa teria apresentado o menor preço, haveria indícios sobre a empresa com maior probabilidade de vencer o certame.

A Prefeitura de Teixeira de Freitas realizou dois pregões presenciais. Os trabalhos foram iniciados na sexta-feira (28/6) e concluídos na quarta-feira (3/7). O tempo de duração deveu-se a amplitude das discussões e a data do início dos trabalhos foi previamente agendada. Tudo dentro dos trâmites normais da realização. Ao contrário do que foi divulgado, não houve aceleração do processo e o período de tempo entre a divulgação e a realização do pregão possibilitou a adesão de oito empresas no edital nº 1143/2013 e doze aquisições de edital nº 1053/2013.

Os trabalhos foram desempenhados na sede da Comissão de Licitação, na rua Águas Claras, 578, bairro Bela Vista, mesmo local em que ocorrem todos os pregões.  Durante os dias de licitação, estiveram presentes os vereadores Agnaldo Barbosa, Ariston Pinheiro e Yuri Shinozaki, além do vice-prefeito Gilberto Souza Santos.

A presença dos representantes da sociedade, a exemplo da presidente do Conselho Municipal de Educação (Comdec), advogados do município e membro da imprensa, asseguraram ainda maior transparência e visibilidade às licitações para a Contratação de Empresa Especializada para a Prestação de Serviços na Locação de Veículos para Transporte Escolar e também para a Contratação de Sociedade Empresarial Visando a Locação de Veículos Leves e Pesados para ficarem à disposição da Prefeitura.

Fonte: Ascom PMTF