Teste rápido de HIV e síflis já pode ser realizado em Ibirapuã

Já está disponível para população de Ibirapuã o teste rápido para detectar o vírus do HIV e síflis. O objetivo é facilitar o diagnóstico das doenças e antecipar o tratamento.

O exame é feito com apenas um furo no dedo. Com a utilização de duas gotas de sangue para cada exame, em contato com um reagente, são necessários apenas 10 minutos para o resultado positivo ou negativo.teste

Para a secretária de Saúde do município, Natália Shaper, a população de Ibirapuã só tem a ganhar com a chegada de mais um recurso para a saúde. “O teste é voltado para pessoas que têm alguma dúvida, seja porque fez uma transfusão de sangue, por ter vários parceiros sexuais, gestantes que não fizeram o pré-natal, enfim, todo mundo que quiser fazer pode realizar o exame, vale lembrar que o teste é sigiloso, o paciente terá todas as informações de maneira confidencial,” ressalta.

O teste imediato pode ser feito de graça no Posto de Saúde Maria Tânia Araújo, próximo ao Cras, de segunda a sexta-feira. Para realizar o exame são necessários apenas o RG e o cartão do SUS.

O ministério pretender iniciar o tratamento mais cedo e melhorar a qualidade de vida de pessoas com HIV, além de reduzir em, aproximadamente, 96% o risco de contágio, principalmente para parceiros fixos ou durante a gestação, quando o vírus pode passar da mãe para o bebê.

Dados do ministério apontam que cerca de 150 mil pessoas, de um total de 700 mil estimadas com a doença, não sabem que têm o vírus HIV. No Brasil, embora a prevalência de pessoas convivendo com o vírus seja considerada baixa para o conjunto da população (0,4%), a infecção é alta entre meninas entre 14 e 19 anos e meninos gays, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Por Ascom PMI