Secretaria de Saúde realiza campanha “Dezembro Vermelho”

novembro-vermelhoA Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na segunda- feira, dia 01 de dezembro, a campanha “Dezembro Vermelho”, fortalecendo a luta lembrada pelo dia Mundial da Luta Contra a AIDS. A campanha seguirá durante todo o mês de dezembro no intuito de chamar atenção de todos para conscientização na prevenção à AIDS.

A Unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento, e Serviços de Atenção Especializada – CTA/SAE realizará várias atividades durante todo o mês, incentivando as pessoas a se prevenirem das doenças sexualmente transmissíveis, que, de acordo com estatísticas, tem aumentado por falta de cuidados e prevenção. Em Teixeira de Freitas o número de pacientes em tratamento de HIV já ultrapassa a marca dos 200 atendimentos.  Chama atenção que o índice maior está na faixa etária de 20 a 30 anos, nos outros 12 municípios que compõem a 9º regional do Extremo Sul, os números já são bem próximos aos de Teixeira de Freitas.

O mês de dezembro é alusivo, no mundo inteiro, como sendo o mês de conscientização na prevenção e combate à AIDS. O CTA/SAE de Teixeira de Freitas realizou o dia “D” de combate e prevenção da doença no último sábado, dia 06, quando foram realizados testes rápidos, distribuição de preservativos, gel lubrificante e panfletos informativos sobre a doença. A ação foi realizada no interior do Mercado Municipal, onde foram realizados 218 testes, sendo 69 em mulheres, e 147 em homens. Na ação, foram identificados dois casos positivos de HIV.

As pessoas que tiveram os testes positivos foram orientadas a comparecer na unidade do CTA/SAE, nesta segunda feira, dia 08, para realização de outros exames mais detalhados para a confirmação da doença. Sendo que apenas uma das pessoas compareceu. Ela imediatamente passou a ser acompanhada pelo os profissionais da unidade.

A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento, Sarah Cristina, comentou que esse trabalho é feito diariamente, e que o município realiza atendimento e acolhimento todos os dias da semana, com oferta de realização de exames de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Além das unidades de saúde da Atenção Básica do município também realiza tais exames, com atendimento nos Postos de Saúde (Unidades Básicas). E disse ainda: “A unidade do CTA/SAE está aberta para atender toda a população, é importante que todas as pessoas que tenham relação sexual com parceiro que não seja fixo, e que não tenham se prevenido com o uso do preservativo, procurem a nossa unidade de saúde, ou um dos nossos postinhos, para realizar o teste rápido. Sendo constatada alguma das doenças, a pessoa deverá procurar o mais breve possível o início do tratamento. A AIDS não apresenta sintomas no seu início, e o acompanhamento médico o quanto antes é imprescindível para se garantir a qualidade de vida da pessoa, destacando ainda que o diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus”.

Os serviços do CTA/SAE dispõem de uma equipe multiprofissional composta por médico; psicólogo; farmacêutico; bioquímico; enfermeiro; técnico de Enfermagem; assistente social; Além do corpo administrativo da unidade.  O CTA/SAE funciona com a oferta de três serviços, que são:

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento (oferta de testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, além dos aconselhamentos).

SAE – Serviço de Atenção Especializada (os pacientes portadores de HIV e Hepatites B e C são acolhidos e recebem atenção especializada).

UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos (onde os portadores do HIV recebem os antirretrovirais, antigamente chamados de coquetel).

O CTA/SAE fica localizado à Rua Barão do Rio Branco, Nº 103, – Bairro Centro, próximo à loja Palladium. Telefone: 3011 – 2713. (Da redação)