Revitalização do Parque de Exposições traz 1º Leilão de Gado para Itamaraju

Parque de exposição ItamarajuA diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais do Extremo Sul da Bahia (extinto Sindicato Patronal Rural), encabeçada pelo presidente Everaldo Santos Mello, celebrou o início das obras de revitalização do Parque de Exposições Manoel Pereira de Itamaraju, realizando o 1º Leilão de Gado desta nova temporada. A nova diretoria tem durante os últimos meses, postado uma atitude de gestão empreendedora, reformando, aumentando e modificando as estruturas do Parque, graças ao convênio que conseguiu firmar com a Prefeitura Municipal de Itamaraju. Conforme o presidente Everaldo Mello, a ideia central é melhorar a estrutura do Parque, para que o mesmo posse ser cada dia mais, um ponto multissetorial, capaz de atender demandas como a Feria Agropecuária, grandes eventos, shows, leilões, simpósios, convenções, confraternizações e festas institucionais, ou seja, eventos de grande e também de pequeno porte.

Segundo a secretária Municipal de Agricultura Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Itamaraju, Solange Chagas, com a nova diretoria do Sindicato e a união dos agropecuaristas do município, foi possível trazer recursos consideráveis para a revitalização do Parque de Exposições e com essa parceria outros projetos virão. As obras que hoje estão em andamento tratam-se da cobertura do pavilhão comercial, visando uma melhor temperatura na realização de grandes eventos, a pintura interna e a instalação de forro em todo o seu interior, elevando assim o espaço ao ranking dos melhores espaços para se realizar eventos em Itamaraju. Adequações no largo do Parque, melhorias no estacionamento e aumento da capacidade de publico, além de reforma nos banheiros internos. Melhorias na ampla área para acomodações de expositores e também, a área destinada a eventos como rodeios e shows, e a área destinada a exposições e negócios que podem atender os diversos públicos que pretendem apenas participar de leilões, exposição de animais, máquinas e equipamentos.

De acordo com o prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PSD), o objetivo desta parceria do município com o Sindicato dos Produtores Rurais, foi pensando no desenvolvimento econômico do município e pelo fortalecimento do agronegócio, e a revitalização do Parque de Exposições Manoel Pereira, não só as pessoas serão beneficiadas, mas como também os animais que não serão incomodados com o trânsito de quem está participando dos eventos. O prefeito Pedro da Campineira, disse que a primeira intenção era derrubar a estrutura dos banheiros, porque hoje em dia os banheiros químicos são mais apropriados pela comodidade e custo, mas pensando no conforto das pessoas que usam o Parque de Exposições no dia a dia por causa dos eventos rotineiros, ele optou pela reforma dos banheiros que serão mantidos abertos.

Segundo a secretária Municipal de Finanças e Fazenda Pública de Itamaraju, Lucilene Curvelo, uma das responsáveis pela assinatura do convênio, o crescimento econômico agropecuário é uma realidade em Itamaraju, o que atrai a atenção de muitos investidores, por possuir o maior rebanho bovino do Estado. Tanto que a cidade viveu um grande momento com a realização do primeiro leilão de gado neste novo circulo do agronegócio e acrescentou, que o projeto de reforma do Parque visa reformar telhado, forro, banheiros, janelas e portas e já se começou a parte de pintura. Ela lembra que a revitalização já começou, mas as mudanças ainda estarão por vir, mas para realizar o leilão de gado deste último final de semana, já foi implantada toda uma estrutura física, de água e energia elétrica, que não ficou nenhuma obra de arte arquitetônica, mas era preciso garantir a segurança do local. E visando a máxima segurança das pessoas que vão frequentar o Parque, serão implantadas duas novas saídas, exigidas para atender às normas de segurança do Corpo de Bombeiros. Ainda está por fazer as arquibancadas, retirada de parte da estrutura dos currais e uma limpeza geral para que o projeto seja todo concluído.

Neste último sábado (26/04), o Sindicato dos Produtores Rurais do Extremo Sul da Bahia, com sede em Itamaraju, recebeu dezenas de empresários e autoridades da região itamarajuense, inclusive o prefeito Pedro da Campineira, para a realização do primeiro sensacional leilão de gado desta nova temporada, com direito a um show de uma dupla sertaneja e mais de 30 lotes de bovinos foram leiloados. O presidente Everaldo Santos Mello, disse que o leilão foi um grande sucesso e recebeu vendedores e criadores de gado de todo o extremo sul que estiveram acompanhando a qualidade genética dos animais no leilão de boi em desmama, bezerros com idades entre 4 e 10 meses. Também foi alto também o índice de pecuaristas interessados em adquirir os lotes de animais expostos no leilão. O leilão ofertou quase 3 mil animais para cria, recria e engorda. Foram animais apresentados em recinto e também em filmagem.

“O evento foi um grande sucesso. Primeiro porque teve 100% de venda e, em segundo devido à grande participação dos pecuaristas que acreditaram na proposta do Sindicato dos Produtores Rurais. Itamaraju é a cidade polo da produção agrícola no extremo sul, a força da pecuária no Estado e referência de geração de emprego e renda no campo em toda Bahia. Por isso, merece uma atenção especial de todos nós, especialmente dos governantes”, destacou o presidente Everaldo Mello. (Por Athylla Borborema)