Respirar pela boca pode trazer malefícios

repirar_pela_bocaQuando pequenos, aprendemos, em linhas gerais, que o nariz serve para que possamos respirar e sentir cheiros, enquanto a boca é usada na fala e na alimentação. Mas se observarmos direito, vamos descobrir que muita gente respira pela boca, e não pelo nariz! Talvez até mesmo você tenha esse costume de puxar e soltar o ar somente pela boca – enquanto dorme, corre, brinca, come…

O problema é muito comum e pode ser causado, entre outras coisas, por alergias e pelo aumento das amígdalas e da adenoide. Só para você ter uma ideia, cerca de um terço das crianças respiram pela boca! E isso pode trazer muita chateação, como noites maldormidas, irritação, falta de atenção e até dificuldade para comer e para falar. Outra coisa: quem dorme de boca aberta geralmente range os dentes, ronca, fica com a boca e a garganta ressecadas, tem olheiras e percebe menos as diferenças entre os cheiros.

Tratamento

Mas ninguém é obrigado a conviver com o problema para sempre. Se você dorme e respira de boca aberta, conte para seus pais e peça para eles levarem você a um médico (pediatra ou otorrinolaringologista) o mais rápido possível. Quanto antes for tratado, melhor para você, que vai poder respirar pelo nariz e muito mais aliviado.

Alguns casos mais graves exigem tratamento com fonoaudiólogos (especialistas na fala e audição), remédios, uso de aparelhos nos dentes ou até de cirurgia. Mas muitas vezes o tratamento é bem rápido.