Quais as diferenças entre açúcar refinado, demerara e mascavo?

acucar-diferencasNas prateleiras do mercado, a dúvida. O açúcar ganhou novas versões recentemente, com preços e aparências diferenciadas. Para fazer a melhor escolha, é importante saber quais as vantagens e desvantagens de cada tipo.

A princípio, podemos perceber que quanto mais perto do estado bruto, mas puro, escuro e grosso será o cristal de açúcar. Isso porque quando o produto começou a ser industrializado para ser vendido, a cor branca e o refinamento eram percebidos como mais atraente pelo público. Os processos de refinamento e clareamento, no entanto, provocam a perda dos nutrientes originais.

Por exemplo, em 100 gramas de açúcar mascavo (de cor escura), existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. O açúcar refinado comum tem, no máximo, dois miligramas de cada um desses nutrientes. Ou seja, quanto mais escuro, mais rico em vitaminas e sais minerais.

Processo de produção

O caldo tirado da cana-de-açúcar precisa ser fervido e filtrado. Passa por uma evaporação e se torna um xarope denso. Quando é novamente cozido, aparecem os cristais. Para a produção do açúcar branco comum, ainda é necessário passar pelo refinamento e pela adição de produtos químicos que melhoram o gosto e clareiam.

Tipos 

Refinado – É o açúcar branco, comum. Ao longo do processo de refinamento e clareamento, recebe aditivos químicos como o enxofre, o que implica na perda de vitaminas e sais mineirais.

Demerara – é um dos tipos mais caros. Tem grãos da cor marrom-claro, entre o refinado e o mascavo. Em seu processamento, passa por um refinamento mais brando, sem adição de produtos químicos, o que faz com que seu sabor fique mais suave. Tem valores nutricionais altos e não tem o sabor tão marcado de cana.

Mascavo – É o açúcar mais bruto. A cor é bem escura e é um pouco úmido. Não passa pelo processamento de refino e clareamento e, por isso, conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais. O sabor, no entanto, bem parecido com o do caldo de cana, pode não agradar.