Prefeitura realiza obras de infraestrutura em Caravelas

Nova TribunaMesmo com muitas ruas que recentemente foram calçadas a Prefeitura Municipal de Caravelas está começando uma nova sequência de obras de calçamentos na cidade. A pavimentação está mudando o aspecto da cidade e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Além da cidade, são vários distritos que vem sendo beneficiados com obras de calçamentos em diversas ruas, trazendo mais segurança para os pedestres e motoristas.

Nova Tribuna 2No povoado de Nova Tribuna estão sendo recuperados os calçamentos na Rua Altino de Souza e na Rua Ibirapuã. No distrito de Juerana a Rua das Flores está sendo calçada com bloquetes e além disso, 25 casas populares já estão em fase de acabamento.  Na sede do município a Travessa da Bandeira está sendo calçada com bloquetes e recebendo passeio. A Avenida Adalício Nogueira que liga a cidade de Caravelas ao distrito de Ponta de Areia também está recebendo investimentos com as obras de pavimentação da ciclovia, que estão em ritmo acelerado nos dois lados da pista.

Conforme o prefeito Jadson Ruas (PDT), o projeto de calçamento das ruas foi indicado pela comunidade e realizado dentro do plano de investimentos previstos pelo município, que contempla também outros projetos de infraestrutura, com foco em saúde e cidadania. “Reconhecemos a importância deste empreendimento para os moradores, que indicaram o calçamento das suas ruas entre suas prioridades. Isso nos dá a segurança de investir naquilo que é realmente um interesse legítimo da sociedade”, disse o prefeito.

A obra é um sonho antigo destes moradores. Dona Maria D’ájuda, que mora na Travessa da Bandeira, na sede do município, contemplada pelos serviços, fala emocionada sobre a pavimentação: “Só acredito porque estou vendo de perto o início da obra”. Já para Dona Rita de Cássia, moradora da Rua das Flores, no distrito de Juerana, são mais de 20 anos de espera e incansáveis pedidos através de ofícios ao poder público municipal. “A gente não acreditava mais nas promessas. Mas esse prefeito nos ouviu e está realizando o nosso sonho”, diz.

Ciclovia – A tão sonhada ciclovia urbana que ligará a sede de Caravelas ao distrito de Ponta de Areia, chegou a uma nova etapa das obras e está tomando forma. A sua pavimentação foi iniciada. Além de embelezar a extensa entrada da cidade, visa proporcionar mais comodidade a pedestres, ciclistas e até mesmo aos motoristas que não mais disputarão a pista com os transeuntes. A construção da ciclovia e da calçada compreende cerca de 3.800 metros lineares entre a sede e Ponta de Areia.

Segundo o prefeito Jadson Ruas, a obra representa uma nova modalidade urbana para a vida turística de Caravelas, além disso, vai transformar o local em um novo “cartão postal” da cidade. “A obra vai facilitar principalmente o cotidiano dos ciclistas e pedestres, de forma a reduzir o risco de acidentes com pessoas. Porque, a ciclovia tem papel essencial em um município que pretende economizar espaço urbano, diminuir o número de veículos nas ruas, diminuir conflitos de trânsito e melhorar os índices ambientais”, destacou o prefeito Jadson Ruas.

Moradias – A Prefeitura Municipal de Caravelas ainda está construindo em convênio com o Ministério das Cidades, outras 60 casas populares para famílias de baixa renda do distrito de Juerana e outras 100 unidades estão para ser iniciadas para também contemplar famílias de baixa renda do município. A localidade já havia sido contemplada com outras 60 casas populares no primeiro projeto e desta vez, outras 60 estão sendo construídas para famílias que se enquadram no programa.

“Já realizamos o sonho da casa própria para dezenas de famílias no município com unidades habitacionais construídas nos distritos da Barra, Ponta de Areia, Juerana e Rancho Alegre, através do programa “Operações Coletivas”, que contemplou famílias que já possuíam o terreno, mas não tinham condições de construir a moradia e agora, estamos levando moradias a todas aquelas famílias que ainda não possuem a sua própria habitação”. (Por Athylla Borborema)