Nordeste sofre apagão; Chesf avalia extensão

O superintendente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou ao G1 que houve uma queda de energia no Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O problema foi observado por volta das 15h desta quarta-feira (28).queda-de-energia-no-nordeste1

O superintendente informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife. A Companhia atua em todo o Nordeste, com exceção do estado do Maranhão.

A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, que derrubou a carga de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts. A agência disse que, após a apuração das causas pela ONS, fará a fiscalização do problema e se houver culpados, aplicará multa.

Bahia

Em Salvador, na Bahia, os dois maiores shoppings, Iguatemi e Salvador, fecharam as portas. No Polo Petroquímico, localizado na região metropolitana de Salvador, algumas fábricas evacuaram as unidades por medida de segurança.

Pernambuco

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o metrô está parado na Região Metropolitana do Recife. Pessoas relatam nas redes sociais que os semáforos da capital não funcionam. A Infraero informou que o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes, no Recife, está funcionando. A Secretaria de Saúde do Estado informa que os hospitais da rede estadual têm gerador e estão funcionando normalmente, entre eles o Hospital da Restauração, maior emergência da região. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) apenas confirmou que falta energia em todo o estado, mas ainda não tem detalhes sobre o caso.

Paraíba

A Energisa informou que a queda de energia atingiu todo o estado. Por volta de 16h, ainda não havia previsão para o retorno do serviço. Os semáforos estão apagados nas ruas de João Pessoa e Campina Grande, as duas maiores cidades da Paraíba. Na capital, os três maiores hospitais estão funcionando com geradores. Apesar da falta de energia, o aeroporto de João Pessoa funciona normalmente, segundo a Infraero.

Alagoas

Vários bairros de Maceió e também de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, foram atingidos pelo apagão. Na capital, semáforos estão apagados e o trânsito começa a se complicar. Internautas avisam que em toda orla não tem luz, assim como na parte alta da cidade.

Ceará

Em Fortaleza, a Autarquia Municipal de Trânsito, informa que mais de 95% dos semáforos estão sem funcionar. O apagão também atingiu hospitais e o aeroporto da cidade. Segundo os hospitais, nenhum procedimento foi cancelado devido ao uso de geradores. Fonte: G1