Neste sábado tem nova campanha de vacinação antirrábica em Teixeira

A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, através da Vigilância Epidemiológica, convoca toda a população para levar os seus animais de estimação, cães e gatos, para vacinarem neste sábado, 5 de outubro.

Em decorrência do número pequeno de animais vacinados, o setor de Vigilância Epidemiológica estará fazendo uma segunda etapa da vacinação neste sábado, 5 de outubro, no horário das 8 às 11 horas. Dando, assim, oportunidade para quem ainda não vacinou seu animal, o fazer. Os pontos de vacinação serão nas unidades de Saúde de cada bairro (PSF), além de algumas escolas e espaços cedidos pela comunidade.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosidalva Barreto, pede para que a população possa levar os seus cães e gatos para vacinar, pois o vírus da raiva pode matar o seu animal de estimação, como também infectar as pessoas com uma simples mordida, um arranhão, ou, contato com a saliva do animal infectado com o vírus da doença. A raiva é uma doença letal. Seus principais sintomas no animal são: agressividade, salivação excessiva, paralisia e mudanças de comportamento. Ela orienta ainda com alguns cuidados ao levar os animais para vacinar: “Não permitir que crianças levem os animais; evitar usar sacos para levar os gatos, há não ser que seja a única forma possível; levar um animal de cada vez e utilizar coleiras e focinheiras adequadas”.

A meta do município de Teixeira de Freitas é de vacinarem 22 mil animais. Mas, só atingiu aproximadamente 50% da meta. Não deixe de levar o seu animal para vacinar.

Na suspeita de algum caso de raiva, a população pode entrar em contato com o Departamento de Vigilância Epidemiológica (VIEP), através do telefone 3291-9644.

Fonte: Ascom