Moradores incendeiam ônibus da Santa Clara no Liberdade I

Por volta das 15 horas deste sábado, 11 de janeiro, cinco homens armados teriam interceptado um ônibus da Viação Santa Clara, no bairro Liberdade I, e ateado fogo no veículo, durante um protesto contra a morte de um menor, que a população acredita ter sido ocasionada pela polícia.

Os criminosos teriam ordenado que motorista, cobrador e passageiros descessem antes de incendiar o ônibus. Eles estavam com galões de combustíveis, segundo relatou pessoas que presenciaram a cena. Os cinco indivíduos quebraram os vidros do veículo antes de atear fogo. As chamas atingiram ainda uma residência próxima ao local.bus

Até agora, sabe-se que o crime pode ter sido uma maneira que moradores da localidade encontraram para chamar a atenção da justiça e denunciar supostas irregularidades na morte de Jonatas Lima de Oliveira, de 17 anos,  detido pela Ceto por tráfico de drogas e enquanto era conduzido para delegacia teria ingerido pedras de crack, o que ocasionou sua morte por asfixia por engasgamento. Versão na qual os moradores do bairro não creem, embora o laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponte que, de fato, o jovem morrera por asfixia por engasgamento, o que comprovaria a versão da polícia.

O Corpo de Bombeiros levou quase uma hora para conter as chamas, mas, o ônibus e a casa, que conta com um estabelecimento comercial, ficaram totalmente destruídos. O dono afirmou que conseguiu salvar pouca coisa. Conforme o Corpo de Bombeiros, o imóvel corre risco de desabar, pois o fogo afetou sua estrutura. Uma viatura da Ceto foi atacada e parcialmente danificada pelos protestantes, carregavam cartazes pedindo ‘justiça a Jonjon’, com o menor era conhecido. Na ocasião de sua morte, a família confirmou seu envolvimento no tráfico de drogas, ainda assim um grupo de moradores locais não acreditam na versão da Ceto e realizaram a reivindicação não pacífica que culminou no ato de vandalismo.

A polícia já possui pistas dos envolvidos no crime. Por Pauta Diária, foto Repórter Coragem