Malala recebe Nobel da Paz nesta quarta-feira; confira vídeo em homenagem

malala-recebe-premioNesta quarta-feira (10), a paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, recebe em uma ceriômina em Oslo, na Norugea, o Prêmio Nobel da Paz . Malala é a pessoa mais jovem a ser agraciada com a premiação, que reconhece trabalhos relavantes na luta pelos direitos humanos e pela fraternidade entre os povos.

Quem é Malala?

Malala é uma ativista pela defesa dos direitos à educação, em especial pelo direito de meninas a frequentar a escola. Ela ficou conhecida mundialmente em 2012, quando foi atacada por um grupo talibã a caminho da escola e atingida com três tiros.

Na região onde Malala vivia, no Nordeste do Paquistão, as meninas eram impedidas de ir à escola.  Aos 13 anos, ela ganhou notoriedade ao escrever um blog sob o pseudônimo de Gul Makai, contando como era a vida sob o regime, especialmente a privação do direito à educação. Em outubro de 2012, ela foi atacada por um miliciano quando ia para a escola, foi baleada e teve que ser operada.

A tentativa de assassinato de Malala e sua família desencadeou um movimento de apoio nacional e internacional à causa.  Em 12 de julho de 2013, Malala comemorou seu aniversário de 16 anos discursando na Assembleia da Juventude na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Em comemoração à entrega do Nobel da Paz, a ONG Plan publicou um vídeo chamado “Uma menina. Entre muitas” , em que 40 garotas de 12 países, inclusive do Brasil, reproduzem um trecho do famoso discurso de Malala. De acordo com a Plan, 62 milhões de meninas têm negado o direito à educação diariamente, em função da pobreza, discriminação e violência. Assista ao vídeo: