Livro estimula crianças a conhecerem e protegerem a fauna brasileira

livro-vermelhoO Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lançou, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Livro Vermelho das Crianças, com o objetivo de familiarizar crianças com temas como a proteção da fauna brasileira ameaçada de extinção e popularizar a ciência como ferramenta de conservação da natureza.

Ilustrado com desenhos de 76 crianças de diversas regiões do Brasil, a maioria delas participante do Concurso de Desenhos Infantojuvenis Animais em Perigo, o livro apresenta a fauna como protagonista de histórias capazes de despertar a afetividade no público leitor.

O livro, de autoria de Otávio Maia e Tino Freitas, reúne histórias de 50 bichos ameaçados de extinção como a aranha-chicote, o peixe-boi-da-amazônia, o tamanduá-bandeira, entre outros.

Traz, ainda, citações de obras de autores como Guimarães Rosa, Helmut Sick, João Simões Lopes Neto, Orlando e Cláudio Villas Bôas e Patativa do Assaré, além de desenhos atribuídos a um dos filhos de Charles Darwin, provavelmente Francis Darwin, no verso de uma das folhas do manuscrito original de A origem das espécies (1859). De acordo com Cecília Leite, diretora do Ibict, o Livro Vermelho das Crianças contribui para a divulgação científica, já que oferece informação e conhecimento capazes de influenciar o leitor sobre questões relevantes da sociedade.

O Livro Vermelho das Crianças pode ser acessado gratuitamente aqui.