Jogos Mundiais Indígenas são adiados para o final de outubro

jogos-mundiais-indigenasFaltando menos de cinco meses para seu início, o comitê organizador dos Jogos Mundiais Indígenas anunciou o adiamento do evento para o final do mês de outubro. Com a mudança das datas, a cerimônia de abertura será no dia 23 de outubro e a de encerramento, no dia 1º de novembro, em Palmas. Originalmente, os Jogos aconteceriam entre os dias 18 e 27 de setembro. Espera-se reunir mais de dois mil atletas de 22 etnias de 30 países na capital tocantinense.

Assista a matéria do Repórter Brasil:

De acordo com o secretário extraordinário dos Jogos Mundiais Indígenas da Prefeitura de Palmas, Hector Franco, a alteração foi um pedido da comunidade indígena internacional por conta de um choque de datas com a Conferência Mundial dos Povos Indígenas, marcada para a segunda quinzena de setembro, em Nova York. A solicitação foi feita durante o Fórum Permanente sobre Questões Indígenas, realizado na semana passada, na Organização das Nações Unidas (ONU):

“Esse é um fórum permanente que discute as relações de todos os povos indígenas com os governos de todo o mundo. (A Conferência Mundial dos Povos Indígenas) acontece na semana anterior à Assembleia Geral das Nações Unidas. Então, de fato, é algo encarado pela comunidade internacional como algo muito importante. Então a gente não poderia menosprezar um evento como esse, mesmo em função dos Jogos, que são também muito importante. Então nada mais inteligente do que conciliar as duas coisas. Até porque a mobilização será muito mais intensa pra trazer justamente todos esses participantes do Fórum Internacional Permanente para os Jogos logo depois”, argumentou Hector Franco, em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia.

Ouça também:

Os Jogos Mundiais Indígenas contarão com 11 modalidades: tiro com arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida de velocidade rústica – 100 metros, canoagem rústica tradicional, corrida de tora, lutas corporais, futebol de cabeça, futebol de campo, atletismo e natação de travessia.