Índios e fazendeiros tornam microrregião área de conflito agrário

indios e fazendeirosA invasão de quase 10 de propriedades rurais por índios pataxó, na área fronteiriça dos municípios de Itabela, Porto Seguro e Prado, na semana passada, criou nova área de tensão na Bahia.

Além de ocupar as fazendas, os indígenas cercaram estradas que dão acesso às propriedades rurais e ao assentamento Terra Nova, impondo restrições à passagem de pessoas. Algumas famílias que não deixaram suas casas estão se sentindo aprisionadas.

Com a invasão, os índios desejam pressionar o governo federal a apressar a demarcação de terras consideradas indígenas na região. Os índios reivindicam uma área de 54 mil hectares.

Em resposta, cerca de 150 fazendeiros e assentados fecharam a rodovia BR-101 por mais de três horas, sábado passado, em São João do Monte (Montinho). Alguns atritos foram registrados, porem, não houve mortes.

Chamada para intervir, a Polícia Federal esteve no local, apaziguou os ânimos e realizou, esta semana, uma reunião em Porto Seguro, quando as partes decidiram esperar por uma solução nos próximos dias. O delegado da Polícia Federal Florisvaldo Renovato teme um confronto. Fonte: Radar 64