Ibirapuenses recebem atendimento oftalmológico através do “Saúde em Movimento”

Para muitos o dia de ontem (16/10) foi apenas mais uma quarta-feira, no entanto, para 250 idosos de Ibirapuã foi a chance de ter um novo olhar, isso porque, a Prefeitura Municipal está disponibilizando entre os dias 16 e 22 transporte, alimentação e acompanhamento profissional na área de saúde  para que estas pessoas sejam atendidas na carreta do Programa Saúde em Movimento que está em Teixeira de Freitas.

A secretária de saúde Natália Shaper está acompanhando de perto os trabalhos. “Na carreta, os pacientes realizam exames oftalmológicos e cirurgias. Até agora, temos quatro pessoas de Ibirapuã agendadas para realização da cirurgia de catarata, um procedimento gratuito e de qualidade onde a prefeitura está se esforçando para garantir comodidade aos moradores que precisam se deslocar”, disse.

O “Saúde em Movimento” é um programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) com a finalidade de levar serviços de saúde para os moradores das cidades do interior baiano. O projeto já realizou, desde o seu início em 2009, 65 mil cirurgias de catarata beneficiando moradores de mais de 350 municípios.

O prefeito Rildo Andrade também compareceu ao evento de abertura dos trabalhos do programa em Teixeira de Freitas e agradeceu pessoalmente ao secretário estadual de saúde Jorge Sola pela iniciativa. “É gratificante acompanhar os ibirapuenses em tratamentos tão importantes como os oftalmológicos, sabemos do sonho de cada um deles de voltar a enxergar com qualidade, que bom que podemos contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, comemorou.

O público-alvo para os atendimentos são pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização).

Na próxima terça-feira (22) o programa vai realizar atendimento em Ibirapuã a partir das 8 horas no Posto de Saúde Maria Tânia Araújo, próximo aos Cras. Neste dia serão atendidas crianças entre sete e 14 anos com exames oftalmológicos, aquelas que precisarem do uso de óculos, terão os mesmos doados pelo estado.

Por Ascom PMI/ Fernanda Barros