Gean Nascimento é o novo delegado de Ibirapuã

Gean NascimentoO Diário Oficial da Bahia trouxe na sua edição de hoje, sexta-feira (16\05), a remoção de alguns delegados de polícia da base da 8ª Coordenadoria Regional da Policia Civil de Teixeira de Freitas. As mudanças já eram previstas porque o delegado coordenador Marcus Vinícius já havia anunciado tais transferências. De acordo com o coordenador Marcus Vinícius as remoções ocorreram para atender pedidos dos próprios envolvidos e da administração da Polícia Civil, acrescentando que outras mudanças ainda ocorrerão na sede da 8ª Coorpin, para que o ajuste atual seja resolutivo nas metas administrativas e investigativas da Polícia Civil no extremo sul da Bahia.

O delegado Gean Carlos do Nascimento que estava na titularidade da Polícia Civil de Itamaraju desde 16 de fevereiro de 2009, foi o delegado de polícia que mais tempo passou na chefia do cargo. Gean Nascimento deixa a função a seu próprio pedido e no momento que mais fez pela polícia judiciária de Itamaraju. Ele cumpre sua missão na cidade sendo considerado o delegado que mais relatou e esclareceu crimes na história dos municípios de Itamaraju e Jucuruçu. O delegado Gean Nascimento assume a titularidade da Polícia Civil do município de Ibirapuã e também responderá pelo município vizinho de Lajedão. Mas ele retornará a Itamaraju no sábado do próximo dia 7 de junho para receber em sessão solene no auditório do CESESB, um título de cidadão honorário da Câmara Municipal, concedido a ele pela unanimidade dos seus 15 vereadores em nome da população.

A nova titular da Polícia Civil de Itamaraju, é a delegada Dilma Maria França dos Santos, uma experiente delegada de polícia que está vindo da 12ª Delegacia Territorial do bairro litorâneo de Itapuã, em Salvador. A delegada chega a Itamaraju para comandar um município que até julho de 1999, tinha 7 delegados, e nos dias atuais com sua população maior e com mais demanda, só possui um titular para comandar a polícia judiciária de Itamaraju e também do município de Jucuruçu, com atenção para o Parque Nacional do Monte Pascoal, que embora seja do território de Porto Seguro, mas ladeia a cidade de Itamaraju com 63 aldeias indígenas, além de áreas povoadas vizinhas pertencentes aos municípios de Prado, Itabela e Guaratinga que também estão nos arredores da cidade de Itamaraju e absorve os seus serviços emergenciais.

Já a delegada Maria Luiza Ribeiro Santos, deixa a titularidade da Polícia Civil de Ibirapuã e veio transferida para a sede da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil em Teixeira de Freitas. O delegado Wendel Ferreira Santos, que há 2 anos e meio era o titular da DTE- Delegacia Regional Especializada de Tóxicos e Entorpecentes, com sede em Teixeira de Freitas, foi transferido para a titularidade da Polícia Civil do município de Belmonte, da base circunscricional da 23ª Coorpin de Eunápolis.

Promoções: Até pouco tempo a região só possuía dois delegados Classe Especial, Geraldo Gomes, plantonista na 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas e Robson Marocci, atual titular da Polícia Civil de Alcobaça. Classe Especial é a mais alta patente que um delegado da Polícia Civil pode chegar, é comparado como se fosse o coronel da Polícia Militar. Antes só existe três patentes, Classe 3, Classe 2 e Classe 1. Agora o Estado da Bahia promoveu a Classe Especial em Teixeira de Freitas, pelo menos mais dois delegados dos seus quadros: Dr. Marcus Vinicius, coordenador regional da Polícia Civil em Teixeira de Freitas, e Drª Kátia Guimarães, titular da DEAM – Delegacia Regional Especializada de Atendimento à Mulher, também com sede em Teixeira de Freitas. (Por Athylla Borborema)