Gabarito do Enem de presos e menores infratores será divulgado amanhã

enem-fraudeOs gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para presos e menores infratores que cumprem medidas socioeducativas devem ser divulgados amanhã (12), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  As provas foram aplicadas esta semana, na terça e quarta-feiras.

De acordo com dados preliminares, dos 38.101 inscritos no exame, 25,6% deixaram de fazer as provas no primeiro dia e 30,59%, no segundo. Também prestaram exame os 2.517 candidatos que não puderam realizar as provas nos dias 8 e 9 de novembro último por problemas de falta de energia elétrica nos municípios de Escada (PE), Extremoz (RN) e Manaus (AM).

O tema da redação, na prova de quarta-feira, foi “O que o Fenômeno Social dos ‘Rolezinhos’ Representa?” Para ajudar na produção dos textos, a proposta de redação incluiu três itens motivadores: um texto jornalístico sobre a origem do fenômeno, uma charge com crítica relativa à percepção social do rolezinho e um artigo de opinião que apresenta desdobramentos sociais relacionados ao assunto.

A nota do Enem pode ser usada para participação em programas como o Sisu, que disponibiliza vagas para ensino superior público; Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas, e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que abre vagas gratuitas para cursos técnicos.

O exame também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras, além da certificação do ensino médio. Este ano, mais de 6,2 milhões de candidatos fizeram as provas do Enem nos dias 8 e 9 de novembro.