Fim do empasse: PátioMix abrirá aos domingos

Na tarde de quinta-feira (13/11) aconteceu uma reunião, na sede administrativa do Sincomércio, localizada à rua Antônio Chicon Sobrinho, 291, Centro, para decidir sobre o funcionamento aos domingos e feriados dos dois shoppings da cidade: Teixeira Mall Center e PátioMix. As Comissões de Negociação do Sincomércio e Sindec contaram com a presença dos membros das categorias patronal e laboral, e, juntos, decidiram vários quesitos que estavam sendo alvo de críticas.lojaaa2

Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Teixeira de Freitas (Sindec), José Carlos Cabral de Carvalho, com a abertura, em especial, do PátioMix aos domingos e feriados, vem outras questões a serem discutidas e resolvidas. “Em consulta aos trabalhadores do shopping, os mesmos informaram que até a presente data ainda não está funcionando os ônibus circulares no final do expediente. Outro ponto foi a questão da segurança, viabilizar ação que pudesse oferecer segurança aos trabalhadores e as pessoas nas imediações do mesmo”, disse José Carlos.

Ainda segundo o presidente do Sindec, também foram relatadas que há funcionários saindo depois das 22h30 até as 23h30. Que ainda há empresas no PátioMix que não estão disponibilizando vale-transportes. “Esses e outros pontos terão que ser resolvidos urgentemente”, explica. Já o presidente do Sincomércio, Allisson Ferreira, ainda acrescentou: Quanto à segurança, o Sincomércio e os lojistas do PátioMix se comprometem pela cobrança junto às autoridades constituídas. Lembrando que as demais cláusulas da Convenção Coletiva em vigor deverão ser cumpridas na íntegra. “Nossa intenção sempre foi preservar os direitos dos lojistas e trabalhadores”, disse o presidente.

Nossa equipe vem acompanhando, e sabemos que o Sincomércio e Sindec estiveram todo o tempo aberto para negociações, mas só agora conseguiram chegar a uma decisão. Ficou acordado que a jornada de trabalho será de 6h de segunda a domingo. Portanto, manter a jornada de 6hs diárias e 36 horas semanais, com 15 minutos de intervalo. Já os trabalhos aos domingos serão das 15h às 21h com valor remuneratório conforme convenção coletiva, pagos mensalmente no contracheque pelo dia/trabalhado, além da folga e jornada do domingo, com alternância de um domingo trabalhado por um de folga.

As empresas terão que apresentar ao Sindec bimensalmente à escala prévia para acompanhamento. Tendo nessa reunião os representantes do Teixeira Mall Center, manifestado que não pretendem abrir aos domingos e feriados até o vencimento da Convenção atual (31/03/2015), de modo que não entra na regra geral de abertura dos shoppings aos domingos. O PátioMix estará aberto também no feriado deste sábado, 15 de novembro, e os trabalhadores serão remunerados no valor R$ 65,00 pela diária de 6 horas, sem folga de compensação. Por: Mirian Ferreira / Liberdadenews.