Filhote de baleia com 7 metros é encontrado morto em Porto Seguro

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto, na manhã desta segunda-feira (24), na Praia de Ponta Grande, em Porto Seguro, no sul da Bahia. De acordo com informações do Projeto Baleia Jubarte, o mamífero tem cerca de 7 metros de comprimento e encalhou em uma região próxima à areia.

Segundo a instituição, a praia onde o animal está é muito frequentada pelos moradores do município e, por isso, a prefeitura enviou funcionários para evitar que os banhistas se aproximem da água até que se saiba o que provocou a morte do animal. Uma equipe do Projeto Baleia Jubarte foi deslocada para realizar uma perícia na baleia morta. O corpo do animal deve ser removido do local na terça-feira (25).

Esta é a quinta baleia da espécie que morre na região sul do estado, em um mês. O primeiro caso ocorreu na cidade de Alcobaça, o segundo em Caravelas, o terceiro na Península de Maraú e o outro no município de Prado.

Conforme o Projeto Baleia Jubarte, as baleias são atraídas para o litoral da Bahia, no inverno, porque as águas são quentes, em relação às águas em outros locais. Segundo os biólogos, cerca de 9 mil baleias visitam o estado por ano.

Filhote de baleia jubarte de 7 metros foi encontrado morto na Bahia (Foto: Empresa Luanda Turismo)
Filhote de baleia jubarte de 7 metros foi encontrado morto na Bahia (Foto: Empresa Luanda Turismo)