Fifa propõe que Copa de 2022 aconteça entre novembro e dezembro

fifa-catarO grupo de trabalho da Fifa que visitou o Qatar para avaliar as condições do emirado para organizar o Mundial de 2022 sugeriu hoje que o torneio se realize no inverno, provavelmente nos meses de novembro e dezembro.

O xeique Salman bin Ebrahim Al-Khalifa, presidente da Confederação Asiática de Futebol e líder deste grupo de trabalho, revelou, no final de uma reunião em Doha, que “as recomendações apontam para novembro e dezembro, embora existam outras alternativas”.

Segundo Salman bin Ebrahim Al-Khalifa, a Fifa tomará uma decisão final sobre as datas do Mundial de 2022 na próxima reunião do Comitê Executivo, agendada para 19 e 20 de março, em Zurique.

Assista a matéria do Repórter Brasil:

 

Ao fim de seis meses de consultas e reuniões, o líder do grupo de trabalho garantiu que todas as confederações mundiais concordam com as datas que permitem “escapar” das altas temperaturas do verão, já que o Mundial de futebol costuma realizar-se nos meses de junho e julho, quando o verão catariano pode atingir temperaturas de até 50º C.

Só depois da próxima reunião do Comitê Executivo, e das decisões aí tomadas, a Fifa vai se debruçar sobre possíveis acertos de calendário para o período de 2018-2024.

“Estamos muito satisfeitos por, após cuidada ponderação sobre as várias opiniões de todos os interessados, termos chegado à conclusão que esta decisão [Mundial de 2022 no inverno] é a melhor solução”, disse o xeique Al-Khalifa, que também é membro do Comitê Executivo.

Para ele, “esta foi uma tarefa com muitos desafios”, pelo que deixou um agradecimento “a toda a comunidade do futebol por toda a ajuda produtiva e construtiva”.

O secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, descartou a alternativa de janeiro e fevereiro para a realização do Mundial de 2022, de forma que o torneio não colida com os Jogos Olímpicos de Inverno do mesmo ano.

Na saída da reunião em Doha entre o grupo de trabalho da Fifa e os responsáveis do Qatar, Valcke esclareceu que novembro e dezembro de 2022 “é o período que gera maior consenso”.

“Abordamos todas as opções. É óbvio que há prós e contras para todos, mas a melhor solução que se chega após todas estas discussões será novembro e dezembro”, sublinhouJérome Valcke, secretário-geral da Fifa.

Novas datas

O Comitê Executivo vai avaliar como as prováveis datas de 26 de novembro a 23 de dezembro para início e fim do Mundial de 2022. Segundo a agência AFP, os jogadores ficarão à disposição das respetivas seleções a partir de 19 de novembro, apenas uma semana antes da abertura. Caso o Comitê Executivo aprove estas datas, o Mundial de 2022 terá menos quatro dias do que a Copa do Mundo do Brasil, que foi disputado entre entre 12 de junho e 13 de julho.

Na reunião de hoje em Doha, o grupo de trabalho propôs a manutenção das datas habituais – junho e julho de 2021 – para a Copa das Confederações, que acontece um ano antes da Copa. No entanto, o grupo de trabalho propôs que o evento-teste seja disputado em outro país da Confederação Asiática de Futebol. Já o Mundial de Clubes pode acontecer entre em novembro e dezembro de 2021 no Qatar.