Festival nacional de teatro deve atrair 6 mil espectadores no interior de SP

festival-de-teatroCom público estimado em 6 mil pessoas, o Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp) leva uma maratona de 47 apresentações, durante nove dias, ao interior do estado. O evento começou ontem (21) e segue até o próximo sábado (29), com produções voltadas tanto para o público adulto, quanto infantil.

As peças que se apresentam passaram por rigorosa seleção entre 300 trabalhos de todo o país. Quatro curadores, entre eles Rodrigo Eloi da Silva, assistente de teatro da Gerência de Ação Cultural do Sesc, receberam as peças inscritas em vídeo pela internet e ficaram imersos durante quatro dias para selecionar as melhores.

“Foi um olhar plural, de quatro pessoas com formações distintas. Não existe uma amarração em termos temáticos. Há diversidade de temas, como o teatro oficina, que fala dos 50 anos do regime militar, o Conselho de Classe que trata sobre questões da educação no país; um trabalho de Curitiba que retrata um antimusical de Billie Holiday. Tem peças contemporâneas a partir de textos clássicos”, conta Eloi da Silva.

Os trabalhos selecionados vieram de sete estados do país. “Uma espécie de mapeamento do que há de mais relevante no cenário teatral do país”, disse o curador. Algumas companhias de teatro que participam do festival foram convidadas pelos curadores: o Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona (dirigido por José Celso Martinez Correa), o Centro de Produção Teatral e Macunaíma Grupo de Arte Teatral (dirigidos por Antunes Filho) a Cia dos Atores (dirigido por Bel Garcia e Susana Ribeiro) e a Carroça de Mamulengos, trupe originária de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Em sua 21ª edição, o projeto é uma parceria entre o Sesc São Paulo, a Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente e a Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo.

As apresentações ocorrem no Sesc Thermas, Centro Cultural Matarazzo – Teatro Paulo Roberto Lisboa, Parque do Povo, Ginásio de Esportes e Praça 9 de julho. Os espetáculos de rua, infantis e ações formativas são gratuitos. As entradas para as peças custam entre R$ 5 e R$ 17. Mais informações podem ser consultadas no site do Fentepp.