Enem 2014: crise hídrica pode cair na prova

crise_hidricaA crise no abastecimento que atinge São Paulo, o maior centro urbano do país, e outras cidades da região Sudeste tem tudo para ser um dos temas abordados no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro em 1,7 mil cidades brasileiras.

Em entrevista ao quadro “Pode Cair no Enem” do programa Todas as Vozes, da Rádio MEC AM do Rio de Janeiro, o professor de Biologia Paulo Jubilut avalia que é bastante provável que o tema apareça na forma de questões ou como eixo temático da redação. “O tema da redação do Enem sempre gera uma discussão na sociedade – o Enem também tem esse objetivo – e a questão da água nunca foi tão atual quanto agora em nosso país, quando temos a maior metrópole do Brasil, e uma das maiores do mundo, sofrendo com o problema de falta de água”, ele explica.

Veja também no Pauta:

 Enem: saiba o que é permitido ou proibido nos dias das provas

Enem: relembre as principais dicas para fazer a redação

O tema, porém, pode ser abordado sob as mais diferentes perspectivas: pode-se discutir o ciclo da água, regime de chuvas, desmatamento, fenômenos climáticos, sustentabilidade e atividades econômicas, o processo de urbanização das cidades e a exploração dos recursos naturais, o direito de acesso à agua potável e ao saneamento básico, desperdício do uso da água.

Ouça a entrevista na íntegra aqui: