Embolia pulmonar afeta mais mulheres

embolia-pumonar-mulherMulheres lideram o ranking de casos de embolia pulmonar, porém uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostra que apesar de já ter ouvido falar de trombose, 57% da população não sabe quais são os sintomas e dos entrevistados, 78% diz que não sabe o que é a embolia pulmonar e metade deles nunca ouviu falar.

O médico radiologista, Marcelo Canuto, explica que a embolia pulmonar acontece quando ocorre um trombo numa artéria pulmonar. “Trombo é um coágulo dentro de um vaso sanguíneo”, explica o médico.

Clique no player abaixo e confira a entrevista:

Marcelo fala quais são os sintomas frequentes da embolia pulmonar, que são dores torácicas, falta de ar, apneia e tosse seguida de sangramento.

Alguns fatores podem afetar certas pessoas como problema na circulação sanguínea, pacientes que passaram por alguma cirurgia e ficam acamados, repouso, por algumas semanas, casos de anticoncepcionais que podem causar trombose.

Outras causas também podem desenvolver embolia pulmonar, como obesidade, sedentarismo e pessoas que possuam varizes nos membros inferiores.