Em qual estado brasileiro o sol nasce primeiro?

sol-forteVocê conhece a Paraíba? É um estado do Nordeste brasileiro que abriga o ponto mais oriental das Américas. Calma, deixa a gente explicar: isso quer dizer que aqui o sol nasce antes de nascer em todos os outros lugares. É conhecido por paisagens naturais bonitas e gente sorridente.

Mesmo com os computadores e videogames, as crianças não abrem mão de brincar de pega-pega, esconde-esconde e empinar pipa na praia ou na rua. Elas ouvem as lendas de Comadre Florzinha, Papa-Figo e Pai do Mangue enquanto saboreiam macaxeira com carne de sol.

Hummmm… e tem mais: vocês devem saber que todo mundo aqui nasce com o forró no pé, né? O Maior São João do Mundo, que acontece em Campina Grande, tem concurso de quadrilha e casamento na roça. E ai do noivo se ele fugir do compromisso! Ôxe, você tá pensando que é só isso? Tem muito mais!

Aqui nasceu muita gente de sucesso: grandes escritores e poetas, como Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna e músicos conhecidos em todo o Brasil, como Flávio José, Elba Ramalho e Chico César.

Quem gosta de dinossauro precisa conhecer Sousa, cidade do sertão paraibano que abriga um grande Vale dos Dinossauros, com pegadas enooooooormes dos dinos que moravam aqui no Estado.

A vegetação e o clima mudam de acordo com cada lugar. É que mesmo sendo um estado só, a Paraíba é rica em diversidade natural e cultural.

Lá também tem vários pontos onde dá para ver um pôr do sol bem bonito: a tradicional Praia do Jacaré (onde todo dia um saxofonista toca o “Bolero de Ravel” há anos) e o Hotel Globo, que fica no Centro Histórico. E falando em Centro Histórico, vocês precisam conhecer e tirar fotos nas casinhas coloridas, praças e igrejas bem antigas que têm por lá.

Gosta de cinema? O que acha de conhecer um lugar onde filmes como “O Auto da Compadecida” foram filmados com ajuda dos moradores? Pois é. Cabaceiras, outra cidade da Paraíba, é conhecida como a “Roliúde Nordestina”. Sabe por que? Não sei… “só sei que foi assim”!

É isso, galera! A gente poderia passar horas e horas falando de um monte de coisas que tem e acontece aqui na Paraíba. Mas esperamos que você e sua família venham conferir de pertinho. E, para nunca esquecer da visita, não deixem de levar lembranças do nosso artesanato e um saquinho de cocadas, castanhas e rapaduras para presentear os amigos!