Dr. Ubirajara Batista morre em BH vítima de um câncer generalizado

Dr-UbirajaraFaleceu hoje, em Belo Horizonte, Minas Gerais o Dr. Ubirajara Batista Melo, ginecologista e obstetra.

O falecimento ocorreu por volta das 13h30min, decorrente de complicações de um câncer generalizado.

Dr. Ubirajara, ou simplesmente Bira como era chamado por suas pacientes e colaboradores, trabalhou por muitos anos no Hospital Sobrasa em Teixeira de Freitas e no Paineiras em Itabatã.

Ainda não sabemos onde seu corpo será velado nem quando será o sepultamento.

Quem era dr Ubirajara

Um homem reservado e que amava a profissão. Assim os amigos descrevem Ubirajara Batista de Melo, médico ginecologista-obstetra que faleceu na tarde desta quinta-feira (13).

Dr. Ubirajara formou-se em medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), em 1986. Um ano depois, concluía a especialização em ginecologia e obstetrícia.

Chegou à Itabatã dez anos depois de se formar. Durante dezoito anos, exerceu sua maior paixão no hospital São José, atendendo à população mucuriense. Também atendeu em outros hospitais da região. Alguns amigos revelam que não raras vezes o médico afetuoso não cobrou pelas consultas aos pacientes sem condições financeiras para tal.

Neste ano, o médico foi tomado pelo que sempre combateu: a doença. Durante atendimento onde passou a maior parte de sua vida profissional, o Hospital São José, sentiu fortes dores abdominais.  O dia era 19 de outubro. Em 30 de outubro foi detectado câncer no peritônio, um câncer raro que afeta uma membrana que reveste a parte interna da cavidade abdominal e recobre órgãos como o estômago e os intestinos, reto, bexiga e útero. Foi operado em 11 de novembro, vindo a falecer menos de um mês depois dos primeiros sintomas da doença.

A enfermeira Gracianne Miranda trabalhou com Dr. Ubirajara, e descreve o amigo como o Zangado, um dos sete anões do conto A Branca de Neve. “Ele era bravo, porque levava muito a sério sua profissão. Mas tinha um coração imenso”.