Dois de Julho: Festejos pela Independência da Bahia recebem esquema especial

festejos-bahia-2-de-julhoO feriado de Dois de Julho vai receber um esquema especial montado pela Prefeitura, para os festejos da Independência da Bahia. O evento vai ser comemorado na quinta-feira (2).

Para garantir que os festejos aconteçam com normalidade e que a rotina da cidade seja retomada no menor tempo possível, devem atuar no evento agentes da Guarda Municipal, Transalvador (Superintendência de Trânsito de Salvador), Defesa Civil e SMS (Secretaria Municipal da Saúde). A FGM (Fundação Gregório de Mattos) ficou responsável pela organização do evento e montou uma programação voltada para homenagear as mulheres que tiveram participação no processo de independência da Bahia e do Brasil.

Entre a quarta-feira (1°) e o domingo (5), a Guarda Municipal atuará com 368 agentes nas áreas onde o festejo vai ocorrer. Na quarta, doze homens farão a recepção do Fogo Simbólico em Pirajá, das 13h às 18h, além de patrulhar a Praça do Campo Grande com 216 guardas, com reforço maior entre quinta e domingo. No Dois de Julho, 40 agentes participarão do cortejo cívico, e outros 25 vão garantir a segurança do evento. Além disso, a banda da instituição fará uma apresentação na Praça do Campo Grande na chegada do cortejo cívico, e 28 profissionais atuarão em parceria com a Transalvador na guarda dos carros simbólicos, sendo 10 na quinta e 18 no domingo.

Trânsito 

A Transalvador realizará uma série de intervenções no tráfego em Pirajá, Liberdade, Pero Vaz e Centro, também entre a quarta-feira (1°) e domingo (5). Cerca de 60 agentes irão monitorar o fluxo e estacionamento de veículos durante os eventos. Em Pirajá, está proibido o estacionamento na rua Oito de Novembro, nas proximidades do Largo do Panteon, na quarta, das 7h às 18h. O tráfego de veículos e circulação de pedestres será monitorado à partir das 16h. Os veículos que trafegam pelo trecho interditado terão como opção as ruas 24 de Agosto e Oscar Seixas. Já os ônibus deverão utilizar o terminal da rua Nova.

No Centro, o estacionamento e circulação de veículos estão proibidos a partir da 0h de quinta no Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, rua São José de Cima, rua Fonte de Santo Antônio, rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, rua dos Adobes, Ladeira do Boqueirão, rua Direta de Santo Antônio, Largo da Cruz do Pascoal, rua do Carmo, rua do Paço, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, rua da Misericórdia e Praça Municipal. A partir das 14h, a interdição será na rua Chile, Praça Castro Alves, av. Sete de Setembro até o Largo do Campo Grande. Na quinta, sexta e sábado, a operação ser a partir das 18h. Já no domingo,na Lapinha, será proibido o estacionamento e haverá ordenamento do tráfego a partir das 17h.

Ainda no domingo, as vias Largo do Campo Grande, rua Forte de São Pedro, av. Sete de Setembro entre a Mercês e São Bento, Praça Castro Alves, rua Chile, Praça Municipal, rua da Misericórdia, Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira do Carmo, rua do Carmo, Largo da Cruz do Pascoal, rua Direta de Santo Antônio, Ladeira do Boqueirão, rua dos Adobes, Largo da Quitandinha do Capim, rua dos Perdões, rua Fonte de Santo Antônio, rua São José de Cima, Ladeira da Soledade, Largo da Soledade, Corredor e Largo da Lapinha terão interdição progressiva, também a partir das 17h.

Na Liberdade, haverá um desvio do tráfego da rua Lima e Silva para a Rua Pero Vaz, a partir das 5h de quinta. Os ônibus terão como opção de tráfego, no sentido Centro, as ruas Lima e Silva, Pero Vaz, Conde de Porto Alegre, o Largo do Tamarineiro e ruas Rodrigo de Menezes, Quinta dos Lázaros e General Argolo. Já no sentido contrário, devem seguir pelo Largo Dois Leões, av. Glauber Rocha e ruas Quinta dos Lázaros, Rodrigo de Menezes, Largo do Tamarineiro e ruas Conde de Porto Alegre, Pero Vaz e Lima e Silva.

Corrida 

Devido à Corrida Dois de Julho, na quinta-feira, o tráfego de veículos será interditado, a partir das 7h15, na rua Chile, na saída da Praça Municipal, Praça Castro Alves, rua Carlos Gomes, av. Sete de Setembro, entre o Passeio Público e Corredor da Vitória, Largo da Vitória, rua da Graça, Largo da Graça, av. Euclydes da Cunha, rua Padre Feijó, rua João das Botas, Largo do Campo Grande, rua Forte de São Pedro, av. Sete de Setembro, entre a Mercês e São Bento, Praça Castro Alves e rua Chile. O acesso de moradores com veículo será permitido mediante a comprovação de endereço por meio de apresentação das contas de telefone, água e energia elétrica.

Defesa Civil 

Engenheiros da Codesal (Defesa Civil de Salvador) devem percorrer o circuito onde acontece o cortejo do Dois de Julho com o objetivo de verificar qualquer situação que possa interferir na proteção dos participantes ou das pessoas que vão prestigiar a festa. Foram detectadas caixas de sarjeta abertas e lixo depositado em locais inadequados, além de pedras soltas das calçadas. Os reparos foram iniciados pelos órgãos competentes. A vistoria é realizada todos os anos nos dias que antecedem o evento. As solicitações de emergência podem ser feitas através do número 199.

Saúde  

Duas ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estarão presentes  durante todo o evento. Conforme a SMS, a população também poderá recorrer às UPAs, (Unidades de Pronto Atendimento) e aos postos de saúde 24 horas.