Dia Nacional do Doador de Sangue haverá programação especial em Teixeira

Rotary e Hemoba preparam

Dia-do-doardorO Rotary Club Teixeira de Freitas com lojas maçônicas Redenção do Extremo Sul e Profeta Issa em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), estarão promovendo no próximo sábado dia 22 de novembro (dia nacional do doador de sangue) uma programação especial para a campanha de doação de sangue, denominada de “Doe Sangue – Nos Ajude a Salvar Vidas” que visa estimular a doação de sangue por parte da população de Teixeira de Freitas e região.

Conforme o comerciante Fábio Martins, presidente do Rotary Clube de Teixeira de Freitas, doar sangue é rápido, simples e seguro, e pode valer a vida de uma pessoa. Pode doar sangue e tornar-se um doador voluntário toda pessoa saudável que estiver na faixa dos 16 aos 67 anos de idade. Todo material utilizado na coleta do sangue é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

”É uma causa não apenas nobre, mas fundamental para toda a sociedade, na conscientização da população sobre um problema urgente e que pode afetar todos nos. Quem doa sangue não salva apenas uma, mas até quatro vidas. A campanha é necessária neste período do ano, por causa da chegada do verão quando tende a crescer o número de desastres na região, razão pela, precisamos conscientizar as pessoas nas estradas e ao mesmo nos preparar”, ressalta o presidente Fábio Martins.

O sangue de cada bolsa coletada é fracionado em plasma, hemácias ou glóbulos vermelhos, crioprecipitado e plaquetas. O plasma é usado em pacientes com problemas de coagulação; o concentrado de hemácias ou glóbulos vermelhos é utilizado no tratamento de anemia; o crioprecipitado é usado no tratamento de coagulopatias e as plaquetas nos casos de hemorragia ou em concomitância com quimioterapia nos pacientes oncológicos.

Nos últimos 10 anos o número de transplante de órgãos cresceu 84%, as cirurgias 619% e os atendimentos de urgência 627%. Segundo dados do Ministério da Saúde, essas conquistas só foram possíveis graças aos doadores de sangue. A Organização Mundial de Saúde defende que para termos estoques satisfatórios sejam necessários pelo menos 3% da população doando sangue de forma regular.

Na Bahia, o percentual é aproximadamente 1% e predominam doadores de reposição, ou seja, estão doando porque algum parente ou amigo próximo está necessitando. “Doar sangue é um simples gesto de solidariedade, na verdade, é uma ação que pode salvar muitas vidas em todo o Brasil. Por isso, é muito importante toda a comunidade (organizada ou não), entrar nessa campanha. E caso já seja doador, continuar doando sempre”, acrescenta o presidente do Rotary Clube Fábio Martins.

Além da campanha no próximo sábado, dia 22 de novembro, existe o posto de coleta no próprio HEMOBA em Teixeira de Freitas à rua Massanore Nagao nº 355, ao lado do Laboratório Santa Amélia, que funciona de segunda a sexta, das 07h30 às 17h e aos sábados de 07h30 às 11h. (Da redação TN)