Desenvolvimento Social convida artesãos a mostrar exposição de seus produtos na 3ª FEIRART

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza no próximo dia 30 de agosto, a partir das 4h da tarde, a terceira edição da FEIRART – FEIRA CULTURAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. As edições anteriores aconteceram na Praça 2 de Julho, no entanto, visando facilitar o acesso aos expositores, a organização achou melhor transferir o evento para a Praça Castelo Branco (Praça da Rodoviária). No local serão montados palco, barracas, estandes e parquinho para as crianças.

Ferirart 2De acordo com a servidora Telma Moitinho Pechir (foto), 51 anos, a FEIRART tem como objetivo principal promover as ações da Secretaria e divulgar os programas existentes, como também dar oportunidade aos artistas da cidade a expor e comercializar seus trabalhos. Dessa forma, quem for ao evento, vai poder conhecer os produtos confeccionados nas oficinas de programas sociais como CRAS e CREAS, ver a exposição de artesãos, apresentações musicais com bandas e cantores locais, apresentações culturais (capoeira e dança) e ainda saborear comidas típicas que estarão sendo comercializadas no local.

Telma enfatiza que a ideia de se promover uma feira cultural surgiu a partir da necessidade de se comercializar os produtos produzidos pelos participantes dos programas, “eles fazem coisas belíssimas nas oficinas de pintura, de macramê, de pet-work e a dificuldade é exatamente a de vender essa produção, é por isso que resolvemos criar esse evento, pra ajudar os participantes dos programas a vender e ter seus trabalhos reconhecidos”, explica.

A FEIRART contará também com a participação de um coral formado por alunos do CAPS, que também apresentarão as pinturas desenvolvidas nas oficinas. Já estão confirmadas as participações do grupo ‘Evolussamba’ e do cantor Jadilson Gomes, mas os organizadores lembram que qualquer grupo musical ou cantor de Itamaraju pode participar da Feira, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para retirar a autorização.

feirartO secretário municipal de Desenvolvimento Social lembra que apesar do objetivo principal, a FEIRART está aberta a qualquer artista ou artesão de Itamaraju que queira expor sua arte, seu talento e comercializar seus produtos no evento, “a gente só pede às pessoas que se credenciem na Secretaria, porque nós precisamos montar a estrutura necessária para que eles mostrem seus produtos da melhor forma possível”, pontua Evando Rodrigues da Silva (foto).

Além da sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (localizada ao lado da 1ª Igreja Batista na Praça 2 de Julho), as inscrições podem ser feitas também no CRAS I (localizado no Bairro Cristo Redentor) e no CRAS II (localizado no Bairro Liberdade). O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Itamaraju. (Por Nilson Chaves)