Dengue: Teixeira está entre as 10 cidades com mais notificações da doença

Entre os dias 21 e 23 de outubro, a técnica da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Silvana dos Santos, encontra-se em Teixeira de Freitas com o objetivo de promover, juntamente com a equipe municipal, uma semana de atividades direcionadas para a prevenção e controle da dengue. O município está entre os dez no Estado com maior número de notificações da doença.dengue2

Na terça-feira (21/10), às 15h, na Secretaria de Saúde, aconteceu a reunião do Comitê Municipal de Prevenção da Dengue para debater a situação e intensificar as ações de prevenção e controle. Formado por representantes do poder público e da sociedade civil (empresas privadas, igrejas, instituições educacionais, associações etc.), o Comitê tem a finalidade de acompanhar e propor as medidas necessárias à implementação de ações de prevenção e controle da doença por meio de Mobilização Social.

Na quarta-feira (22/10), às 8h, na Secretaria de Saúde, coordenadores e articuladores do projeto se reúnem para discutir e planejar ações prévias para uma ação de mobilização social contra dengue no município.

Por fim, na quinta-feira (23/10), a partir das 8h, na praça da antiga prefeitura, acontece uma caminhada contra a dengue envolvendo toda a comunidade a fim de conscientizar a população contra os riscos do Aedes aegypti. Em seguida, às 14h, acontece uma reunião de avaliação entre coordenadores, articuladores e parceiros do projeto, como encerramento de um ciclo, onde os atores sociais envolvidos avaliam as ações de 2014 e já iniciam o planejamento para 2015.

As atividades da semana fazem parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue promovido pela Sesab, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

Em comparação ao mesmo período de 2013, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgados segunda-feira (20), o número de casos de dengue notificados caiu 75,37%. Foram 20.602 notificações em 2014, contra 83.630 no último ano.

Ainda de acordo com a Sesab, do total notificações, que se configuram como casos suspeitos, 6.017 foram confirmados como dengue, 106 como dengue com sinais de alarme e 34 como dengue grave.

Dentre os municípios baianos, Salvador tem o maior número de notificações da doença, totalizando 6.610 casos suspeitos. Completando a lista das 10 cidades com mais casos notificados estão Feira de Santana (1.565), Itabuna (1.130), Juazeiro (659), Ilhéus (525), Barra da Estiva (492), Teixeira de Freitas (346), Casa Nova (320), Jequié (300) e Serrinha (228). Fonte: Pauta Diária/ Ascom, com informações do G1