Defesa Civil reconhece situação de emergência em 11 municípios

fome-sertao-municipios-emergencia-secaA Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu hoje (28) situação de emergência em 11 municípios de cinco estados que registraram problemas por condições meteorológicas adversas. O reconhecimento está em portaria publicada hoje no Diário Oficial da União.

Na lista, estão seis cidades mineiras, duas do Rio Grande do Sul, uma de Mato Grosso, uma de Santa Catarina e uma de Sergipe.

O município sergipano de Canindé do São Francisco e os mineiros Carmo de Minas, Guaraciama, Novo Cruzeiro, Patis Gameleiras e Santa Maria do Salto tiveram situação reconhecida por causa da seca. Tangará da Serra (MT) e Bossoroca (RS) entraram na lista por causa de vendavais. Já Rosário do Sul (RS) teve a situação de emergência reconhecida por causa de granizo.

A situação de emergência é reconhecida diante de alteração intensa e grave das condições de normalidade em um município, estado ou região, decretada em razão de desastre, com comprometimento parcial da capacidade de resposta aos prejuízos.