Defensores dos animais conquistam Castramóvel e CZZ para Teixeira

Defensores dos animais conquistam Castramóvel e CZZ para Teixeira (1)Na tarde de sábado, 10 de maio, foi realizada em Teixeira de Freitas, no campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), uma plenária para a escolha das prioridades na aplicação das emendas parlamentares do Deputado Federal Amauri Teixeira, do PT. O parlamentar disponibilizou cerca de R$2,5 milhões para a região Extremo Sul, que serão aplicados no próximo ano.

Com as realizações das plenárias, o deputado pretende possibilitar à comunidade a certeza do destino dos recursos da emenda parlamentar, a população também poderá acompanhar o trâmite até a execução da obra, programa, ou, projeto. Estavam presentes autoridades políticas, representantes sociais e populares. As pessoas que compareceram na plenária foram divididas em grupos de interesse pessoal e/ou institucional (quem estava representando instituição), como, por exemplo, saúde, educação, infraestrutura, agricultura/meio ambiente e esporte/cultura. Cada grupo poderia apresentar até 10 propostas em ordem de prioridade para execução.
Defensores dos animais conquistam Castramóvel e CZZ para Teixeira (2)O grupo de defensores dos animais de Teixeira de Freitas se destacou pelo número de pessoas e pela organização. A protetora Cristhiane Ferreguett, em nome do grupo, fez a defesa de dois projetos para a área da saúde. O projeto Castramóvel foi votado para a primeira prioridade de execução para o ano de 2015. Trata-se de uma espécie de hospital veterinário móvel que chega até as localidades onde os procedimentos serão realizados.
 Além de realizar a castração de animais para fazer o controle das espécies, com o Castramóvel é possível fazer palestras de conscientização e orientação aos donos sobre posse responsável. Evitando, assim, que os cães fiquem soltos e proliferem doenças, provocando surtos na cidade e região. A meta do projeto é a castração de 70 (setenta) animais de pessoas de baixa renda por semana.
Outro projeto apresentado pelo grupo foi de um Centro de Zoonoses (CZZ) para Teixeira de Freitas. Um dos objetivos do Centro de Zoonoses é recolher e resgatar animais abandonados e em situação de risco, acolher em espaço apropriado, tratar da saúde física e emocional do animal, conduzir para uma triagem e cadastramento, encaminhar ao serviço apropriado a fim de promover a adoção. O CZZ foi votado como 3ª prioridade.
Amauri_EdinaldoSegundo Cristhiane, “a união do grupo e o apoio do vereador Edinaldo Rezende e do  Sec. de Saúde Eujácio Dantas  à nossa causa foram fundamentais para que os nossos projetos ficassem entre os primeiros colocados para execução”. Por Carla Félix /Pauta Diária