Como estimular as crianças a comerem legumes

estimular-crianca-comer-legumesMuito mais que receitas e preparos na cozinha, é preciso ensinar aos novos cidadãos do mundo a importância de se alimentar bem e a relacionar nutrientes, introduzindo uma cultura do alimento no dia a dia das crianças. Além de estimular novos sabores, experiências e uma vida mais longa às pessoas, derrubam-se os preconceitos nas próximas gerações.

Quando uma família opta por uma alimentação saudável (especialmente a vegetariana), é fato que as crianças acabam conhecendo novas alternativas e se envolvendo em um universo muito rico de alimentos maravilhosos e nutritivos. Mas, em geral, para convencê-las a comer bem, é preciso de certo esforço dos pais ou responsável (tendo em vista as influências negativas que ainda existem por aí). Algumas dicas podem ajudar:

1. Leve as crianças à feira

Apresente a elas um novo mundo de cores e sabores na feira, na quitanda ou mesmo nas gôndolas de vegetais no supermercado. Peça para os pequenos tocarem as frutas e os legumes, sentirem suas texturas e seus aromas. Peça também ajuda para escolher os produtos mais bonitos.

2. Capriche na apresentação das comidinhas

Na idade pré-escolar, a criança se sente atraída por apresentações curiosas dos alimentos. Por isso, decore o prato de um jeito bem divertido. Misture vegetais de diversas cores e formatos.

3. Dê nome divertido aos pratos ou invente uma história

Dar asas à imaginação ajuda a chamar a atenção e a abrir o apetite da criançada.

4. Inclua verduras e legumes no lanche

Além do almoço e do jantar, ofereça vegetais também no lanchinho da tarde.

5. Respeite os gostos da criança

Se ela provou uma verdura e não gostou, prepare-a de uma forma diferente em outro dia. Não desista de primeira, mas, se ela experimentar de novo e continuar não gostando, respeite.