Começa nesta semana a colheita do café conilon

Colheta do café canilonProdutores de café da região começam, nesta segunda-feira (31), a colheita da safra 2013/14 do café conilon, variedade que é plantada no extremo sul baiano. É esperada uma safra muito boa, apesar do parque cafeeiro ainda sentir os efeitos da seca ocorrida no ano passado, durante o verão, que causou danos às plantações e uma quebra em torno de 35% na safra passada.

A produção que começa a ser colhida foi beneficiada pelo tempo bom, com a alternância de períodos de chuva e sol, o que permitiu o bom desenvolvimento dos grãos e das plantas de uma forma geral.

Apesar do aumento dos plantios em muitas fazendas, a área plantada – da qual não há números –, no todo, deverá ser praticamente a mesma do ano anterior, em razão da substituição de lavouras velhas e tratos culturais, como a poda.

A produção deverá ser maior do que a do ano passado, em razão de não ser esperada quebra e o resultado final, após a venda, deverá ser ainda melhor, em razão do preço do grão atualmente, que está em torno de R$ 250,00.

De acordo com o engenheiro agrônomo Francys Barroso Sarcinelli, a rigor, a colheita já teve início, com a colheita do ‘café precoce’, no mês de março, porém, o número de cafeicultores que produzem essa variedade é muito pequeno. A maioria produz a variedade ‘médio’.

Porém, o percentual dos cafeicultores que começam a colheita nesta semana ainda é pequeno, apenas uns 15%, porque ‘a maioria aqui começa a colheita depois da Semana Santa, principalmente os grandes’, esclarece Francys.

O agrônomo, bem como dirigentes de entidades ligadas ao setor preferiram não fazer estimativa da safra.