Chanceleres do Brasil e Paraguai discutem relações bilaterais

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, se reuniu ontem (12) e hoje (13) com o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga. Na pauta, as relações bilaterais dos países vizinhos e os interesses comuns em áreas como infraestrutura física e logística, cadeias produtivas e comércio fronteiriço.

As cooperações bilaterais em segurança, defesa e assuntos jurídicos também foram abordadas no encontro, que tratou ainda do acervo normativo da Hidrovia Paraguai-Paraná para valorização do transporte fluvial. De acordo com o Itamaraty, os dois ministros priorizaram o processo de integração regional, em especial quanto ao Mercosul (Mercado Comum do Sul), integrado pelos dois países mais Argentina, Uruguai e Venezuela, com a Bolívia em processo de adesão. O Brasil vai revesar neste ano a presidência pro tempore do bloco com o Paraguai.

O Itamaraty informou que os dois ministros pretendem se encontrar periodicamente com o objetivo de desenvolver a agenda bilateral. Como os dois países administram a Usina Hidrelétrica Itaipu, os chanceleres também discutiram a “integração energética como fator de promoção do desenvolvimento econômico e social”.

Neste sábado (14), Mauro Vieira participa, em Quito, no Equador, da reunião extraordinária dos ministros de Relações Exteriores da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para discutir a situação da Venezuela. Na semana passada, eles estiveram em Caracas, capital venezuelana, para avaliar a retomada de diálogo entre governo e oposição.