Certificação “ISO 9001” da PM/BA conquistada pela CAEMA de Posto da Mata

Uma concorrida cerimônia militar acontecida na manhã desta segunda-feira (08/12), em Posto da Mata, marcou a outorga da certificação ISSO 9001 da Polícia Militar da Bahia que foi conquistada pela CAEMA – Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica, que no último dia 10 de agosto de 2014, completou 10 anos de fundada e instalada em Posto da Mata, distrito do município de Nova Viçosa, com base circunscricional ostensiva nos 21 municípios do extremo sul da Bahia. Esta é a primeira aquisição da Polícia Militar da Bahia de cerificação da Organização Internacional para Padronização com o selo ISO 9001, que este ano chegou por meio da CAEMA.

cerimonia-caema-iso-9001A CAEMA – Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica é uma das unidades especializadas da Bahia que pertence a CIPE – Companhia Independente de Policiamento Especializado do Estado da Bahia, subordinada ao comando geral da PM. Além da CAEMA, a CIPE possui no Estado outras especializadas do mesmo gênero, tais como: CAERC, CAESG, CAATINGA, CERRADO, CAEPOLO, COPPA, CIPPA, BPGd, BPChq e RONDESP, que são vinculadas a CIPE – Companhia Independente de Policiamento Especializado no Estado da Bahia, com sede estadual em Salvador, cujo atual comandante é o coronel Paulo Faustino da Silva.

A cerimônia foi aberta pelo comandante da CAEMA, major Anacleto França Silva, que comanda a unidade especializada desde 28 de maio de 2013 e contou com a presença do comandante do 13º BPM, tenente-coronel Paulo Silveira; do comandante da CIPE, coronel Paulo Faustino da Silva e do comandante geral da Polícia Militar no Estado da Bahia, coronel Alfredo Braga de Castro, além de inúmeras outras autoridades militares, civis, empresariais e políticas da região e do Estado, inclusive do prefeito de Nova Viçosa Márvio Mendes (PMDB). A certificação tem a chancela do Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO).

Conforme o comandante da CAEMA, major Anacleto França a certificação foi resultado de um trabalho dedicado conforme os princípios da Polícia Militar da Bahia com missões que consistem em realizar policiamento ostensivo especial, a exemplo de rádio patrulhamento tático e ações de choque, nos 21 municípios do extremo sul do Estado, em caráter ordinário ou extraordinário com uma gestão medida, direcionada a profissionalizar e padronizar suas ações, algo essencial para o desenvolvimento do serviço policial-militar e dentro dos limites estabelecidos pela lei de organização básica da Polícia Militar.

Para o comandante da CIPE, coronel Paulo Faustino da Silva, a certificação da Polícia Militar da Bahia ela surge da necessidade de aprimoramento da missão policial-militar, nos dois aspectos, tanto no resultado administrativo, quanto na essência da tarefa e a prevenção ao crime. E disse entender que muitos setores da PM carecem de qualificação com foco em procedimentos e resultados e a CAEMA autora de ações renomadas em favor do Estado e do seu povo saiu na frente mais uma vez para orgulhar toda a corporação da Bahia e a sociedade baiana.

cerimonia-caema-iso-9001-2Segundo o comandante geral da Polícia Militar no Estado da Bahia, coronel Alfredo Braga de Castro, a certificação é o resultado do cumprimento de uma série de condições previstas na Norma ISO 9001. E a certificação chegou por meio da CAEMA que cumpriu as regras pré-estabelecidas pelo conjunto da própria administração policial, seguindo a forma e os mecanismos de controle ISO para chegar a um resultado de excelência na prestação do serviço. Todos esses procedimentos são descritos em manual, cujo principal objetivo é registrar a maneira como cada ação será desenvolvida. O segundo ponto de observação consiste na continuidade dos processos e seu aperfeiçoamento contínuo, isso evita que medidas sem critérios técnicos sejam impostas ao humor de quem administra, fato que em vários momentos tem levado à ineficiência e à ineficácia dos serviços públicos.

O comandante geral acrescentou que a certificação é marco histórico para a PM da Bahia e fruto de um resultado de excelência da prestação do serviço da CAEMA como unidade da CIPE e da Polícia Militar da Bahia e, sobretudo, é um passo muito importante para o progresso na prestação de serviços da segurança pública, e desta forma buscar melhorar a cada dia o atendimento a comunidade. “Com esse reconhecimento, demonstramos o quanto somos e temos capacidade de fazer em beneficio da segurança pública do Estado da Bahia”.

Com a certificação a CAEMA tornou-se a primeira unidade de polícia do Brasil, com todos os seus processos administrativos e operacionais totalmente certificados. A CAEMA é recomendada em todos os seus processos ao ISO 9001. A especializada sofreu uma auditoria geral incluindo simulação e averiguação ”in loco” de alguns dos processos operacionais desenvolvidos por ela, tais como: revista em penitenciárias, pontos de abordagens a pessoas/veículos, missões especiais, desobstrução de vias e escoltas de autoridades.

O selo foi aprovado no último dia 7 de outubro, recomendado pela certificadora Bureau Veritas Certification (líder mundial em serviços de certificação e avaliação de conformidade) a receber o certificado de gestão de qualidade ISO 9001 e chancelado pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia. E no final da manhã desta segunda-feira (08/12), o selo foi entregue em cerimônia militar no quartel da CAEMA em Posto da Mata. (Por Athylla Borborema).