Aprenda a se proteger do ataque de abelhas

ataque-abelhas-insetos-melApesar de sozinhas parecerem inofensivas, as abelhas em enxame podem causar grandes danos e levar até a morte. O veterinário da Quinta da Estância (RS), André Goelzer, explica que entre a primavera e o verão, aumenta o número de abelhas, o que faz aumentar os casos de ataques do inseto.

“Nos meses que comportam a primavera e o verão tem um maior número de cores. As cores chamam atenção das abelhas, que aumentam a quantidade nesse período para fazer a polinização. Então, os casos de ataque são mais comuns nesses meses.  A quantidade de abelhas aumenta”, explicou o veterinário ao programa Dito e Feito.

Sobre a informação de que roupa escura atrai o inseto, André esclarece que a roupa clara não é considerada interessante pela abelha.

“A abelha não se sente atraida por cores claras. Tanto que sempre que vamos lidar com colmeia e enxame, a gente procura utilizar um macacão em cores claras”, disse.

Alimentos e bebidas doces atraem, sim, as abelhas. “Isso é muito comum. Por elas sentirem esse cheiro de alimento ou bebida doce, ela chegam até eles para fazer uso, se alimentar deles e levar para a colmeia e enxame”, detalhou o especialista.

Um picada de abelha pode não fazer tanto mal, caso a pessoa não seja alérgica. “Para um alérgico já poderia ser grave. Em qualquer caso, tem que tomar cuidado se não tem um enxame próximo. Normalmente, uma abelha não se sente acuada. Ela pode voar 2km da região da colmeia para fazer polinização. Uma distância segura para evitar ataque é de no minimo 300 metros do enxame. Não se deve bater nas abelhas, no máximo, assoprar para saírem de perto. Do contrário, ela pode se sentir acuada, e ferida e ela vai proceder com ataque”, salientou o veterinário.

Em caso de picada de abelha, André Goelzer, orienta colocar gelo para diminuir o inchaço e o efeito inflamatório.”Quando a abelha pica, o ferrão fica aparente. Quanto mais rápido conseguir tirá-lo, menor vai ser o processo de inflamação”, acrescentou.