Air India faz 1º voo ao redor do mundo com tripulação 100% feminina

Porta-voz da companhia aérea conta que empresa quis passar mensagem de 'igualdade de oportunidades' aos seus funcionários

A companhia aérea Air India informou ter realizado o primeiro voo comercial ao redor do mundo com tripulação estritamente feminina. O feito foi divulgado neste domingo (5) por uma fonte da estatal indiana.

Segundo informou o porta-voz da Air India, Praveen Bhatnagar, à Agência Efe, o voo saiu de Nova Déli em direção a San Francisco no dia 27 de fevereiro deste ano. E retornou à capital indiana na última sexta-feira (3).

Bhatnagar disse que a empresa quis dar uma mensagem de “igualdade de oportunidades” aos seus funcionários e garantiu que mais viagens com tripulações formadas somente por mulheres entrarão no planejamento normal de voos da companhia aérea.

Em janeiro deste ano, a Air India decidiu implantar assentos designados somente a mulheres que viajam sozinhas. A medida foi tomada após ter recebido a denúncia de uma passageira que teria sido assediada durante um voo da Índia para os Estados Unidos.

Políticas como estas são frequentes no país. Muitos trens, metrôs e ônibus têm assentos ou áreas inteiras reservadas a mulheres.