A Caixa Econômica Federal irá abrir mais cedo nos próximos três dias úteis (sexta; segunda e terça) para atender os mais de 4,8 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro com direito a sacar o FGTS de contas inativas.

De acordo com o diretor-executivo da Caixa, Valter Nunes, as agências vão abrir duas horas antes para o pagamento exclusivo dos valores das contas inativas. Os saques estarão liberados a partir desta sexta-feira (10) para a primeira leva de beneficiados.

Nunes informou também que o banco avalia a adoção de outras medidas, caso ocorra acúmulo de pagamentos. Datas alternativas de abertura antecipada e até funcionamento aos sábados não estão descartados.

De acordo com o calendário divulgado, os trabalhadores nascidos em março, abril e maio receberão a partir do dia 10 de abril; os nascidos em junho, julho e agosto, a partir de 12 de maio; quem faz aniversário em setembro, outubro e novembro, a partir de 16 de junho; e os nascidos em dezembro, a partir de 14 de junho.

O saque das contas inativas estão disponíveis para os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. Ao todo, 30,2 milhões de brasileiros têm R$ 43,6 bilhões nas contas inativas que podem ser sacados.

Segundo informações do Dia, o governo espera que os saques injetem mais de R$ 30 bilhões na economia.

“Não é necessária uma corrida às agências. Todos serão atendidos até o fim do calendário”, orientou a vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Deusdina Pereira.

Aberta aos sábados

A Caixa vai abrir 1.841 agências (54% do total) no próximo sábado, e também nos sábados dias 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho para atendimentos relacionados ao FGTS