Começa Jornada Pedagógica nas escolas da rede estadual

- publicidade -

Começou, nesta quarta-feira (1º) e segue até sexta (3),  a Jornada Pedagógica em todas as escolas da rede estadual de ensino. Na capital e no interior, professores, gestores, estudantes, familiares e representantes da comunidade do entorno se dirigiram às salas de aulas e auditórios das unidades escolares para, juntos, discutir e construir o Projeto Político Pedagógico das escolas, além de planejar as atividades interdisciplinares a serem realizadas, em 2017. Em Salvador, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou da abertura da jornada do Completo Educacional Carneiro Ribeiro, Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água.

“A Jornada Pedagógica é um ponto importantíssimo, que realça a necessidade de o planejamento ocorrer pela escola. A Secretaria da Educação tem que fazer o seu dever de casa e não passar dever de casa para a escola, pois é na escola que as coisas se processam. Fico feliz que, no dia de hoje, estejamos convivendo com esta jornada em todas as mais de 1.300 unidades da rede estadual, discutindo qual o caminho para a escola em 2017”, comenta o secretário Walter Pinheiro, destacando os desafios para o ano letivo. “O desafio é que toda escola nossa tenha uma coordenação pedagógica. Esta é a grande mudança, este é o espírito, é o eixo, este é o desafio para 2017, preparando para que a escola continue fazendo grandes transformações nas vidas dos estudantes e influenciando no cotidiano das cidades”, completa.

A coordenadora pedagógica da Escola Classe II, Alana Amaral, participa da Jornada Pedagógica na Escola Parque e também ressalta a importância deste trabalho coletivo. “É importante estarmos discutindo a nossa ação pedagógica para 2017, visando o ser humano e suas peculiaridades em cada região. Por isso, a minha expectativa para estes três dias é de intenso trabalho, com o objetivo de colocar em prática todo o planejamento realizado neste momento. Também acho fundamental a implementação do coordenador pedagógico em todas as escolas, porque temos a função de realizar este diálogo entre os diversos segmentos da escola, o que é muito importante para que o método pedagógico aplicado dê certo”.

 

Sobre a jornada – A jornada é um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico, que envolve professores e gestores em todas as escolas estaduais e que, também, é aberto para estudantes, famílias e representantes das comunidades locais. Neste ano, a jornada tem como tema “Escola e Comunidade para Educar e Transformar”.

O secretário Walter Pinheiro também participa, durante todo o dia, da jornada em outras unidades escolares de Salvador. Ainda pela manhã, Pinheiro esteve no Colégio Ypiranga, no Largo Dois de Julho, e no Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, em Cajazeiras. No período da tarde, o secretário participará da jornada nos Colégios Estaduais Governador Roberto Santos e Francisco da Conceição Menezes, no Cabula, e no Colégio Estadual Dalva Matos, no Lobato. Nesta quinta-feira (2), o secretário seguirá acompanhado por gestores e superintendentes da Secretaria, para Santo Antônio de Jesus, e na sexta-feira (3), participará da jornada em escolas estaduais, em Feira de Santana.

- publicidade -
COMPARTILHAR